BOMBA DE INULINA



Já estão disponíveis no Brasil as novas
linhas de bombas da Medtronic e Roche.

Com a Paradigma o paciente entra com a glicemia e a quantidade de carboidrato da dieta. A seguir o “Bolus Wizard” sugere a dose de insulina. Você pode ter diversos fatores de correção e diferentes relações de carboidrato, que os cálculos são automáticos. Ela ainda fornece a quantidade de insulina ativa, evitando a hipoglicemia por acúmulo de bolus. A principal vantagem da Accu-chek Spirit é que permite seu uso no banho.


PORQUE USAR?

No diabetes a obtenção de um controle metabólico rigoroso, com a obtenção de níveis de glicemia próximos ao normal, reduz muito o risco de complicações crônicas e cardiovasculares. Entretanto aumenta muito o risco de hipoglicemia grave.

A terapia com infusão contínua de análogos de insulina de ação ultra-rápida e a terapia de múltiplas picadas, associando análogos de insulina de ação prolongada (Lantus ou Levemir) e ultra-rápida (Novorapid ou Humalog), são as formas de insulinoterapia que apresentam os melhores resultados na atualidade. Ambas possibilitam melhores níveis de HBA1c e maior estabilidade glicêmica com menor risco de hipoglicemias.

Mais de 300.000 pessoas utilizam as bombas de insulina em todo o mundo, incluindo aquelas que em 1983 foram as primeiras usuárias desta terapia. As bombas de infusão de insulina estão disponíveis no Brasil desde 1998.

 

» Homepage
» Profissional
» Artigo do Mês
» Diabetes
» Bomba de Insulina
» Contato

          

         


Vantagens do uso das bombinhas na infância

A falta de regularidade na alimentação e na prática de atividade física, a maior freqüência de infecções virais, a dificuldade no reconhecimento de episódios hipoglicêmicos e a perda da precisão na administração de doses baixas de insulina, constituem situações comuns na infância, as quais são mais facilmente manejadas com a terapia de infusão contínua de insulina, que por prover maior consistência e previsibilidade na absorção da insulina, aumenta a precisão de doses pequenas.
Adicionalmente, existe a possibilidade de interrupção da oferta de insulina no caso de uma hipoglicemia grave. O número de estudos em crianças muito pequenas é limitado. A indicação da bomba nesta faixa etária fica restrita a casos que apresentem hipoglicemias severas recorrentes, em famílias muito motivadas e cuidadosamente supervisionadas.

Vasta experiência com adolescentes e adultos

Crianças maiores e adolescentes têm boa adaptação ao tratamento, com melhora da qualidade de vida, maior aceitação da doença e independência. Observa-se ainda diminuição da ansiedade e aumento da confiança no tratamento por parte do paciente e seus familiares.

No Brasil, não existe financiamento público para o tratamento com bomba de infusão de insulina e seu custo não é coberto pelos planos de saúde. A maior limitação para o uso da bomba de insulina em nosso meio é o seu alto custo.